sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Portfólio

PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
Tutora Maria Melo -Pólo Três Lagoas - MS


Portfólio




UNIDADE I



Inovando sempre como professora e aprendiz é o meu grande desafio enquanto educadora faço mudanças na minha forma de ensinar, sim, sabe por quê? Porque a tecnologia na educação esta mudando a forma de aprender, portanto também mudará a forma de ensinar. Não tenho receios de aceitar, desafios são bem-vindos, espero que os estudos do curso à distância contribuam no aperfeiçoamento de minha prática pedagogia. Isso é o que eu acho neste curso.
*No primeiro módulo “Tecnologia na sociedade, na vida e na escola”. Preparei as atividades conforme pediu.
* A Atividade1, Inovando sempre como professora e aprendiz. *As atividades2 e 6 foram postadas no Diário de Bordo, comentei a importância do uso das tecnologias na escola e na sociedade.
*No fórum 1 procurei conhecer mas uma experiência didática com o uso de recursos tecnológicos. Também procurei observar meus colegas de profissão e conhecer as grandes fontes inspiradores de saber, busco sempre observar a prática de cada um em extrair o melhor de cada um deles na minha prática pedagógica.
*Na Atividade 3, Assisti á entrevista do Prof° Dr. Ladislau Dowbor sobre Educação e Tecnologia e no Fórum 2 comentei minha opinião e de meus colegas. A prendi muito porque nós nunca sabemos tudo, sempre procuramos aprender coisas novas a cada dia. Observando os comentários entre colegas no fórum, pois com eles além de aprender muito, recebo de presente a cada dia uma grande lição de vida, foi muito bom refletir sobre essa atividade.
*Na Atividade-4 -Tecnologia na minha escola, montei Slides citando as tecnologias em minha e com isso aprendi como vem sendo utilizadas no programa. Nunca tinha feito uma apresentação com PowerPoint, é muito legal.
* Atividade-5, pesquisei no Portal do professor, onde assistir várias aulas e escolhi a aula que foi sugeridas no sítio da fazenda Rived com o professor Carlos Alberto Jesus de Oliveira Brasília D.F CEM Paulo Freire através do Link: http.//rived.eproinfo.mec.gov,trata-se de uma animação com diversas situações que podem ser exploradas. Um dia de trabalho na fazenda.
*Na Atividade-7 elaborei um projeto sobre a Páscoa onde trabalhei com os alunos da Apae.
*E na Atividade-8 através do projeto Páscoa, montei no PowerPoint os Slides sobre o que foi trabalhado. No encontro presencial apresentamos aos nossos colegas de curso. Fiquei muito emocionada em perceber o quanto este curso está me ensinando coisas novas sobre as tecnologias e como devo aplicá-las em sala de aula. Está sendo muito importante para minha formação tudo que estou aprendendo.




UNIDADE II



Iniciei acessando a página da Wikipédia, onde conheci o que é hipertexto e hiperlinks, aprendi que a cada link acessado posso entrar em outra página da Web.
Nas Atividades 1 e 2, fiz comentário sobre o que é hipertexto e hiperlink, e também sobre a experiência de navegar em hipertexto,no diário de bordo.
*Na Atividade -3. Entrei no fórum e cometei as atividades dos colegas de curso.
*A Atividade -4 esta atividade é o que estou fazendo, montando meu Portfólio relatando todas as atividades do curso.
*Na Atividade -5. Nós unimos na escola da APAE e planejamos as atividades com todos eles adoraram as novidades.
*Na Atividade -6 -Montamos nos planejamento no PowerPoint com imagem, símbolo da APAE, adicionamos á imagem ao nome de cada aluno com o link da foto, registrei as atividades na biblioteca e no material do aluno.
*Atividade -7 -Descrevemos um projeto, e através de relatório descrevi o desenvolver das atividades, juntamente com a professora Dilna e com o apoio fundamentaL da professora Maria Amélia.
E finalmente na Atividade-8 montamos nosso projeto em um pôster onde inserimos fotos, linkamos as atividades e elaboramos o desenvolver de forma clara e ilustrada.








UNIDADE III
Começamos o módulo 3 - Atividade1 - assistindo o vídeo "O Passo", onde buscamos entender como seria um trabalho para ser executado em equipe, o sincronismo dos passos tornam o vídeo interessante e mostra como o trabalho de montagem ficou perfeito.
Na Atividade2 comentamos sobre vários outros sites que nos possibilita o acesso de vídeos, arquivos de som e de imagem que compartilhamos com nossos colegas no encontro presencial. Este material registramos no fórum, com comentários sobre os trabalhos dos nossos colegas de curso. Estas páginas nos proporcionou grandes descobertas para serem usadas e inseridas nas nossas aulas.
A Atividade3 foi muito difícil, tentava várias vezes entrar na página do Portal do Professor, mas até citei no fórum "Que sou Brasileira e não desisto nunca". Depois de muita tentativa CONSEGUI. Valeu a pena, pois no Portal do Professor existe muitos recursos para auxiliar o professor na sua prática pedagógica.
Atividade4- é onde avaliamos alguns recursos da TV Escola, youtube, analizamos os vídeos, comentamos alguns interessantes e registramos os comentários no fórum.
Nas Atividades5 e 6 elaboramos uma proposta de trabalho com mídias digitais. Aproveitamos o momento em que iria começar a Semana dos Excepcionais, e montamos os slides com o tema e as atividades que aconteceram naquela semana. Foram momentos inesquecíveis, contamos com a participação de muitas pessoas de nossa comunidade.
Nas Atividades 7 e 8 executamos a aula planejada na atividade 5/6.
Na biblioteca material do aluno postamos a Atividade 9 , montamos os slides e apresentamos no encontro presencial.
Momento de analisarmos na Atividade 10/11, comentando sobre os trabalhos dos colegas, que por sinal ficaram lindos.
Unidade IV
"OS DESAFIOS DA LINGUAGEM DO SÉCULO XXI PARA A APRENDIZAGEM NA ESCOLA"
Identificando possíveis mudanças nos processos ensino aprendizagem,em dupla realizamos a Atividade 1. Na atividade 2 participamos do fórum explicando algumas carcterísticas das tecnologias de informação e comunicação que poderá trazer contribuições para nossa prática pedagógica,e ao mesmo tempo conhecer as opniões de nossos colegas. Na Atividade 3/4/5 montamos um plano de aula e postamos na biblioteca/material do aluno.
Fórum- relatamos os projetos, onde reelaboramos o mesmo que apresentamos na atividade anterior,para a realização da Atividade 6.
Após ler alguns artigos sobre o que é currículo e as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento de projetos, comentamos no fórum para completar a Atividade 7.
Vejam como foi o encerramento do nosso curso!


Vejam o registro do nosso último encontro!




segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Unidade 4 - Trabalho Final

No encontro presencial mostraremos os trabalhos reelaborados.

Unidade 4 - Atividade 7

Conceito Currículo e TIC

Unidade 4 - Atividade 6 Relato de Projeto

Relato de Projeto

Unidade 4 - Atividade 3/4/5

PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONALCURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC

Turma 06 – Tutora Maria Melo – InocênciaPólo Três Lagoas - MS

Unidade 4 – atividades: 4.3/ 4.4 / 4.5

Alun(o)a: Dilna Aparecida Rufino de QueirozLucimara Andrade DelmondesMaria Amélia Alves Mendes de SouzaMoralda Mariana da SilvaNeuzimar Araújo Magri da CruzSilvana Cristina Soares

VIVENDO A EXPERIÊNCIA TEATRAL: SONHEI COM UM BRASIL MELHOR!

Autores: Dilna Aparecida Rufino de Queiroz, Lucimara Andrade Delmondes, Maria Amélia Alves Mendes de Souza, Moralda Mariana da Silva, Neuzimar Araújo Magri da Cruz e Silvana Cristina Soares.

Inocência – MSCentro de Educação Profa Alanira Benedita de Carvalho Brito.

Estrutura CurricularModalidade / Nível de Componente Tema Ensino Curricular

Ensino Fundamental Inicial Artes Teatro: Como vivenciar a experiênciados jogos teatrais.

Ensino Fundamental Inicial Artes Teatro: Teatro como compreensão erepresentação da realidade.

Dados da Aula.

O que o aluno poderá aprender com essa aula.

Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental poderão vivenciar a experiência dos jogos teatrais, uma vez que o ato de dramatizar está potencialmente contido em cada um, como uma necessidade de compreender e representar uma realidade. O teatro é, por excelência, a arte do homem; exigindo dele sua presença de forma completa: corpo, fala, gesto; manifestando a necessidade de expressão e comunicação. Fazer uma reflexão sobre os problemas sociais do país.

Duração das atividades

Cinco aulas de 50 minutos cada.

Conhecimentos prévios.

Os alunos precisam ter conhecimentos sobre o teatro, tais como: espaços do teatro, funções desses espaços, personagens, características dos personagens, trabalho em grupo, expressão corporal. Esses conhecimentos serão repassados para os alunos, através do ensaio, pois já são familiarizados com o teatro, assistindo apresentações de peças teatrais.

Estratégias e recursos da aula.

1º momento:Audição e estudo da letra da música: Sonhei (Wagner Roberto). Reflexão sobre os questionamentos apresentados na letra: Qual é o país do nosso sonho?

2º momento:Confecção dos espaços do teatro pelos próprios alunos, através de recorte e colagem: O Brasil que a gente não quer e o Brasil que a gente sonha, e realizar a montagem do painel de fundo. No próximo cenário, montagem de um painel com cenas de violência e um mosaico da Bandeira do Brasil.

3º momento:Ensaio para definir os personagens e as características de cada um.

4º momento:Os alunos representarão. Com a música de fundo, os alunos inicialmente encontram-se em um cenário de violência (o Brasil que a gente não quer) e encenarão vários aspectos de violência como: crianças na rua, mendigos, alcoolismo, drogas etc. A seguir aparece um anjo que os salva ( o Brasil que a gente sonha) levando-os para um cenário com mesa farta para todos os brasileiros e mensagens de otimismo: esperança, fé, igualdade, amor, justiça, paz, felicidade etc.Todo esse processo deve ser filmado e fotografado, para registro em slides e montagem de um filme que será apresentado para todos os alunos. Finalizando, serão acrescidos ao trabalho, depoimentos dos alunos sobre o projeto.

Recursos Complementares.Música: Sonhei de Wagner Roberto.http://cantinholudicodagre.blogspot.comManual de arte educação. Uma dinâmica para o desenvolvimento. Um olhar especial. Federação Nacional das APAES. Brasília 1999.

Avaliação

Ao final destas aulas, o professor deverá perceber se os alunos conseguiram:• Participar da vivência dos jogos teatrais.• Articular entre as expressões corporal, plástica e sonora.• Registrar as vivências realizadas através de atividades e filmagem (entrevista).

Unidade 4 -Atividade 2

Fórum

Unidade 4 - Atividade 1 - Diário de Bordo

Diário de Bordo

Unidade 3-Atividade 10/11 - Avaliação

Avaliação e comentários sobre o trabalho dos nossos colegas






Unidade 3 - Atividade 9