segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Higiene e saúde


GOVERNO DO ESTADO DE MATOGROSSO DO SUL
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO
NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL DE TRÊS LAGOAS


CURSO: INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
A ação de planejar no interior da escola

PLANO DE AULA

1 – Dados do plano de Aula.

Nome do prof/cursista:
Moralda Mariana da Silva
Ano de Referência:

2012
Unidade Escolar:
Centro  de Educação* Professora Alanira Benedita de Carvalho Brito APAE..
Etapa de Ensino:
Ensino Fundamental
Ano/Fase/Módulo:
2º ano
Período: (1Bim., 2Bim., 3Bim, 4Bim)

4º bimestre
Turno: (Mat/Vesp/Not)

Vespertino
Disciplina:
Português
Turma(s): (especificar as turmas)

2º A
Quantidade de aulas: ( nº. de aula )

08 aulas
Início: (data da 1ª aula)

29/10/2012
Término: (data da última aula)

09/11/2012
,



2 _ Conteúdos 
Dramatização e linguagem.
Cópia e leitura.
Gramáticas.
     Recorte e colagem



3 _ Habilidades e competências

Leitura do livro “Sujo, eu?!”
Ampliação do vocabulário.
Identificação de letras para construir palavras relacionados a Higiene e saúde.
Produção de texto coletivo sobre  a historia do livro.
Montagem de quebra cabeça do corpo humano.


4 – Atividades/Metodologias

Primeiramente junto com os alunos pesquisar tudo relacionados à higiene e a saúde.
Após pesquisa classificamos os itens das figuras e relacionados cada uma a nossa higiene e saúde, montamos um mural.
Através de diálogo mostrar como é importante a nossa higiene para  nossa saúde. Cada um relatou sua história em forma de desenho.
 Desenvolver conhecimentos sobre as partes do corpo  através do jogo de montagem do corpo humano, registrado o nome de cada parte do nosso corpo para separação de sílabas posteriormente.
Por não termos o livro “Sujo eu?!” em nossa escola, levei meus alunos para a sala de tecnologia e li a história on line. 
Após ler o livro pedir aos alunos que transformasse em história em quadrinho o que eles entenderam do livro.
Interpretação do texto realizada numa roda de conversa expondo os dois lados da história, como deve se cuidar diante das manias adquiridas, como seria o comportamento do personagem na escola e em outros ambientes, etc. 


Aparelho de DVD
Aparelho de Som
Cartaz
Celular
Computador (STE)
Data Show
Episcópio
Filme
Folder
Gibi*
Gráfico
Imagem
Jornal*
Laptop
Livro*
Mapa
Máquina Fotográfica*
Música
Notebook
Projetor Proinfo Integrado
Rádio
Retro Projetor
Revista*
Tablet
Televisão
Texto*




5 – Avaliação
 Acompanhar as realizações das atividades e a participação de todos durante a realização, se os alunos estão compreendendo ou não e observar o registro no caderno de cada aluno/a irá, observar as dificuldades  em compreender algum conceito trabalhado e se será necessário retomar e considerar o que não ficou claro. Devido às deficiências usar adaptações dos recursos às necessidades deste/ aluno/a.


Auto-avaliação
Avaliação por conceito
Debate
Outros  x
Prova dissertativa bimestral
Prova dissertativa mensal
Prova escrita
Prova escrita bimestral
Prova escrita mensal
Relatório de aula prática
Relatório individual
Seminário
Trabalho de pesquisa escrito em grupo
Trabalho de pesquisa escrito individual
Trabalho de pesquisa on-line em grupo
Trabalho de pesquisa on-line individual




6 – Observações


O plano foi elaborado através do projeto ‘Higiene e Saúde”
Executado dos dias de 29 de Outubro a 09 de Novembro de 2012.
As atividades elaboradas e aplicadas será de acordo com a realidade de nossa escola, (APAE), devido ás possibilidades de aprendizagem dos alunos. Serão aplicadas atividades na vida diária, ensinamentos sobre a importância de higiene pessoal de cada um e que: higiene do nosso corpo e saúde.